Zero: de acordo com a IN 75/20 o termo zero pode ser utilizados para produtos zero calorias, zero gordura, zero açúcares, zero adição de açúcares e assim por diante.
Para um produto ser considerado Zero em adição de açúcares, ele não poderá ser adicionado de nenhum mono ou dissacarídeos, podendo estar presente no produto somente os açúcares naturalmente presentes nas matérias primas utilizadas.
Diet: de acordo com a RDC 715/22 o termo diet pode ser utilizado em produtos para fins especiais, que são elaborados para dietas com restrição de algum ingrediente (gordura, açúcar, lactose, sacarose …).
Para um produto ser considerado diet em açúcares ele não poderá ser adicionado de nenhum mono ou dissacarídeos, podendo estar presente no produto somente os açúcares naturalmente presentes nas matérias primas utilizadas.
O “mercado” com o passar dos anos passou a conhecer o termo diet somente para produtos conhecidos como “zero adição de açúcares”, produtos esses fabricados para o público diabético, ou que não consuma açúcares por algum motivo, não sendo comum utilizá-los para outros alimentos para fins especiais; dessa forma o termo diet ganhou no “mercado” uma conotação de produto para pessoas diabéticas somente.
Com o passar do tempo as empresas vislumbrando a limitação que o termo diet estava trazendo, as mesmas foram optando por utilizar o termo zero, que foi tomando conta do “mercado” substituindo o termo diet por não apresentar a conotação de produto para pessoas com alguma comorbidade. Dessa forma os produtos tidos como diet (alimento para dietas de ingestão controlada de açúcares) e produtos zero (adição de açúcares) possuem a mesma finalidade, não sendo prejudicial para um diabético consumir o produto zero adição de açúcares.